Enfrentada por poucos, a trilha do Poço do Gavião reserva maravilhosas paisagens e uma recompensa digna do esforço. Venha comigo nessa viagem!

Do nível ultra-leve da trilha do Riachinho ao nível pesado da trilha da Fumaça, já fizemos praticamente todas as trilhas do Vale do Capão. Então, estava faltando duas trilhas: Poço do Gavião e Morrão (ainda estou na dívida com essa)

Onde fica localizado o Poço do Gavião?

O Poço do Gavião fica localizado no Leito do Rio Preto no Vale do Capão (Caeté-Açu), Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. Demora em média 3h de caminhada

Há necessidade de guia para fazer a trilha?

Se você está lendo esse post é porque busca fazer trilhas com segurança.  Então aconselho contratar um guia para qualquer trilha que você faça principalmente caso você esteja fazendo pela primeira vez e não tenha experiência em trilha.

Realizamos a caminhada com nosso amigo guia nativo Diley Rocha.

Recomendamos sempre que descanse bem no dia anterior e no passeio use roupas leves, um bom tênis, água e lanche. Recomendo ler um artigo que

fizemos sobre Dicas básicas para fazer trilhas e não cair em uma fria!

Começamos a caminhada às 9:30 e subimos um morro onde avistamos a Vila bem longe.

Maword Personal Travel. Viagens Únicas e Experiências Inesquecíveis! 1

A caminhada traz algumas armadilhas e deve-se ficar atento. A trilha é longa com subidas, descidas e várias vezes nos deparamos com bifurcações. Sem guia você corre sérios riscos de se perder. O percurso (ida e volta) totaliza  uma distância de 10km saindo do Vale do Capão e demora aproximadamente 5h em passos normais. Em alguns momentos descemos ladeiras com uma pequenas inclinações por mais ou menos 30min. Ao longo dessas benditas “pseudos planos” a coxa começava a doer. A cabeça pensava é plano e o corpo sentia como se estivesse subindo/descendo uma ladeira. Então não se empolgue achando que está andando em um terreno plano!

Chegamos no poço  aproximadamente às 12:30 e ficamos curtindo o local até as 15:40. Sempre digo que trilha é para curtir o percursso porque o ponto final guarda a sua surpresa.

Saímos às 15:40 e chegamos 18h na Vila. Casados e em segurança!

Qualquer pessoa pode fazer a trilha para o Poço do Gavião?

Esssa é considerada uma trilha de nível médio por conta das subidas e descidas e por experiência própria posso dizer que precisa de um preparo mínimo para realizar essa trilha. Mas não precisa ser atleta!

Faça alongamentos antes da saída, caminhar no seu ritmo e ter paciência que você chegará nesse lindo lugar.

O que levar para fazer a trilha para o Poço do Gavião?

Kit básico: água (mínimo de 1,5l) e lanche (sanduiche, suco, banana…). Existem 3 pontos para coletar água ao longo da trilha. Leve uma garrafa de água e recarregue nesses pontos. A hidratação é fundamental para a realização de uma trilha tranquila. Para se aprofundar mais no assunto leia o post  sobre dicas básicas sobre trilhas (aqui).

Não leve lanches pesados como enlatados e sucos/água em garrafa de vidro.

Câmera fotografica (opcional). Obs.: Esse é um item obrigatório para mim. rsrsrs

Considerações finais

Aconselho sair bem cedo (7:30 por exemplo) para aproveitar melhor o passeio e descansar ao máximo para a volta. Sugiro sair do Poço às 15:00 para você ser presenteado com um por do sol magnífico na volta!

Caso queira voltar depois das 15h aconselhamos levar uma lanterna.

E como boas práticas em trilha:

  • não jogue lixo na trilha. A conservação da natureza depende de nós e devemos compartilhar a sua beleza com outras pessoas que virão.
  • faça silêncio durante a trilha. Aproveite o momento para ouvir o som da natureza. Vale a pena e relaxa!
  • respeite seus limites. Não ponha sua vida e sua integridade física em risco. Caso sinta algum desconforto comunique ao guia imediatamente.
  • respeite à natureza. fazer trilha é uma oportunidade uma para resgatar nosso contato com nossa condição natural. Aproveite!

Acho que é isso, Caso tenha alguma dúvida deixe um comentário!

Quer saber como chegar no Vale do Capão? Entre em contato conosco!

Até a próxima!


0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *