Informações sobre o Lago Titicaca

Localizado a 3h dat cidade de La Paz é compartilhado pela Bolívia e pelo Peru. Ocupando uma área de 8.100 quilômetros quadrados e a uma altura de mais de 3.810 metros acima do nível do mar, o Lago Titicaca é o mais alto lago navegável do mundo.  Sua origem é tectônica e em alguns pontos a profundidade varia de 150 a 370 metros. É também o segundo maior lago da América do Sul.

A paisagem do Lago Titicaca é fascinantes pela deslumbrante paisagem do azul profundo do seu espelho de água emoldurado por montanhas cobertas de neve da Cordilheira Real dos territórios boliviano Andes.

O “Lago Sagrado dos Incas”, berço de culturas indígenas americanas, contém o mais importante complexo andino arqueológico de tempos pré-colombianos: Tiwanaku, cujo centro expandiu posteriormente para as ilhas e margens do Lago.

O Lago Titicaca hoje

Hoje o Lago Titicaca é considerado como um dos mais importantes ecossistemas das zonas húmidas do planeta. Ainda encontramos culturas que mantêm seus estilos autênticos da vida da comunidade em harmonia com a natureza e a biodiversidade lago

Maword Personal Travel. Viagens Únicas e Experiências Inesquecíveis! 1Ao redor do lago vestígios arqueológicos das culturas andinas mais importantes se encontram, quanto a civilização (o mais antigo da América do Sul) Tiwanaku o Aymaráy do Inca, fazendo com que o lago apresente uma amálgama única de diferentes culturas e modernidade antigos.

O lago também é o centro das mitologias andinas, pois tanto para os Tiwanaku quanto para os incas, os fundadores de suas civilizações foram engendrados no mesmo lago. Para aqueles impossibilitados de visitar a Isla del Sol, certamente, serão trazidos para a pedra que deu origem a lendas de Manco Capac e Mama Ocllo.

Há uma série de lendas que circulam ao redor do lago. Uma delas é que durante a conquista espanhola os incas decidiram esconder o ouro jogando-o no lago em suas partes mais profundas. Outros sustentam que essa riqueza incalculável está no fundo do lago como parte dos rituais sagrados. Até agora ninguém foi bem sucedido nessa busca.

Maword Personal Travel. Viagens Únicas e Experiências Inesquecíveis! 3

Imagem do Lago Titicaca via satélite

Sobre o nome Titikaka, alguns argumentam que a etimologia da palavra Titikaka significa “Puma” e que o lago é moldada como o animal, mas isso só é visível do espaço. Sem dúvida, essas conjecturas levaram muitos a acreditarem que os incas haviam sido visitados por seres extraterrestres e que essa riqueza residia nisto.

Uma coisa é certa: o Lago Titicaca possui uma riqueza cultural e espiritual que o torna um dos pontos turísticos que deve voc~e deve visitar alguma vez na sua vida!

fonte: http://www.visitbolivia.org/lake-titikaka.php

Categories: Blog

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *