Sou do tipo desconfiado e depois de fundar a Ma’World passeia a conhecer o mundo que existe nos bastidores do turismo e a responsabilidade que um prestador de serviço deve ter.

Preparamos uma lista de dicas que podem te ajudar a saber se uma empresa de turismo é confiável!

Considero viajar como um dos momentos mais esperados do ano. É quando dou uma pausa no estresse da rotina do dia-a-diatrabalho e abro a possibilidade de experimentar outros lugares e outras culturas. Fico ansioso e vez ou outra me pego olhando o calendário esperando que o tempo passe depressa até que então chega o GRANDE DIA!

Agora, imagine-se chegando no aeroporto e descobrindo que sua viagem não existe e que a empresa de turismo contratada era somente de ‘fachada?

Esta sem dúvidas é uma situação muito frustrante, não é mesmo?

Se você chegou aqui ou passou por essa situação ou está se previnindo. Em ambos os casos acredito que poderei ajudar. Vamos lá!

1 – Pesquise se a agência tem registro na Receita Federal e no Cadastur do MTur

 

Para pesquisar o CNPJ da empresa é simples: entre no link da receita federal (link):

 

Site da Receita Federal

A cadastur é uma entidade governamental do Ministerio do Turismo. Toda empresa que presta serviços de turismo deve ter cadastro na Cadastur. Então, esse pode ser seu ponto de partida para saber se a empresa tem alguma pendência legal.

É simples: basta acessar o site da cadastur e digitar os dados da prestadora de serviço nos campos destinados à pesquisa. Você pode também entrar diretamente em contato com órgão oficial de turismo do estado onde está sediada a empresa. Você poderá encontrar os endereços no link do portal do Turismo.

Cadastur
Cadastro da Cadastur

2 – Pesquisa em sites de reclamações

Pesquisar em sites de reclamação é o caminho mais comum e mais rápido! Sempre que buscamos algum produto, seja de turismo ou não, utilizamos sites como consumidor, proteste, reclameaqui. Também usamos o buscador do Google para essa finalidade, e utilizamos o seguinte termo de busca: “nome da empresa” reclamação. Assim podemos ver a quantidade de reclamações respondidas, se os clientes voltariam a fazer negócio, o índice de solução, a nota do consumidor e as reclamações recentes. É comum que toda empresa tenha reclamações porém as mais confiáveis trazem soluções rápidas!

 

3 – Redes Sociais e blogs de viagens

É o verdadeiro ”boca a boca” da nossa era. Empresas crescem e caem em curtíssimo tempo. Com a velocidade das informações veiculadas sejam elas boas ou ruins. O Facebook, o Instagram e o Twitter representam ferramentas poderosíssimas para o consumidor saber informações da empresa que contratará e verificar se esta empresa é confiável ou não. Utilize o sitema de busca via hashtag colocando o nome da empresa, como por exemplo #maworldpersonaltravel, para saber como é veiculado o nome da empresa que você deseja contratar.

4 – Contato via telefone

Apesar de estarmos na era virtual, é importante que o consumidor entre em contato algumas vezes com a agência de viagem. Na realidade, é um ponto positivo quando seu agente sempre se mostra presente para o cliente. Antes de fechar negócio, procure conversar com alguém da agência e não tenha receio de perguntar se a agência tem cadastro no Mtur, qual o cnpj e o que mais você achar pertinente para se sentir seguro sobre sua viagem. As empresas confiáveis não hesitam em responder as dúvidas sobre os serviços turísticos, tão pouco sobre os dados da empresa.

 

O que podemos concluir com essas informações?

Sempre que buscar uma agência de viagem procure seguir algumas dessas dicas e evite transtornos. Lembre-se que suas férias devem perfeitas, sem estresse, e além do mais, deve ser um momento para você se energizar e voltar para a rotina de trabalho renovado, com muitas experiências boas para contar!

Espero que tenha gostado das nossas dicas. Caso tenha alguma sugestão ou dúvidas estaremos à disposição para ajudá-los!

 

Caprice Lima e Everson Coutinho


0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *